Biologia e Geologia

6º Tema - A Terra e os planetas telúricos

Manifestações da actividade geológica

• Todos os planetas do Sistema Solar foram criados, simultaneamente, a partir de uma mesma nébula primitiva, há cerca de 4600 milhões de anos.
  • Os planetas telúricos apresentam características semelhantes, no que diz respeito a tamanho, massa, densidade, número de satélites naturais, velocidade de rotação, composição e estrutura interna.
  • Analisados ao pormenor, cada planeta constitui um sistema único, com características morfológicas, geológicas e ambientais ímpares.

Métodos utilizados na Geologia Planetária

A Geologia Planetária estuda os planetas telúricos do Sistema Solar, dependendo de outras ciências,como a Física, a Química, a Geografia, a Topografia, a Óptica e muitas outras.

Esta ciência efectua estudos comparativos de estrutura interna, cartografia, composição e cronologia dos planetas.

Os planetas telúricos podem ser caracterizados em 3 tipos de estruturas: endógenas, exóticas e exógenas.

As estruturas endógenas resultam da acção de processos e forças que actuam no interior dos planetas, como, por exemplo, dobras, falhas, fissuras, cones vulcânicos, filões, entre outras.

As estruturas exóticas têm uma origem exterior ao planeta, como é o caso de crateras de impacto de meteoritos e outros corpos celestes.

As estruturas exógenas têm origem em processos ocorridos na superfície do planeta, tais como rios, dunas e ravinamentos.

Os planetas telúricos podem ser classificados como planetas geologicamente activos e geologicamente inactivos. São considerados geologicamente activos se neles houver dinâmica externa e/ou interna, tais como, erupções vulcânicas, sismos. Se não for possível verificar esta actividade, o planeta é considerado inactivo.

A Terra é um planeta geologicamente activo, característica que o distingue dos restantes planetas do Sistema Solar.

As fontes de energia endógena são: radioactividade, contracção gravitacional, bombardeamento primitivo e efeito das marés.

As fontes de energia exógena são: o Sol, o vulcanismo e o impactismo.

Sistema Terra-Lua, um exemplo paradigmático

A Terra possui um satélite natural, a Lua. Esta apresenta diferentes tipos de relevo: os "mares lunares" de tonalidade escura e compostos por basalto; os "continentes lunares", constituídos por anortosito; as crateras de impacto de corpos celestes e estruturas vulcânicas.

A Lua é um planeta sem atmosfera, geologicamente inactivo e que constitui um laboratório natural para o estudo da origem do Sistema Solar e da própria Terra

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.