Biologia e Geologia

A Terra - um planeta em mudança

 A Geologia

A Geologia é a ciência que estuda a Terra, desde a sua origem e formação até à actualidade, a sua estrutura e as sucessivas transformações que vão afectando os diferentes subsistemas que a compõem.

 Princípios básicos do raciocínio geológico

A Teoria do Uniformitarismo assenta em duas ideias-base:
  • Os acontecimentos geológicos do passado foram provocados pelas forças da Naturez idênticas às que se observam hoje em dia. - O actualismo geológico - o presente é a chave do passado.
  • Os acontecimentos geológicos são o resultado de lentos e graduais processos da Natureza - Princípio do Gradualismo.
O Catastrofismo e o Gradualismo

Estas duas correntes de pensamento são o contrário uma da outra. Enquanto que o Catastrofismo defende que as alterações na Terra são consequência de fenómenos súbitos, causados por acontecimentos catastróficos, o Gradualismo afirma qua as alterações que ocorrem no nosso planeta são resultado de acontecimentos que se desenvolveramde forma tranquila, lenta e gradual.

A extinção de espécies corresponde ao desaparecimento de determinado grupo de organismos, ocorrendo, muitas vezes, de forma brusca e inesperada.

O mobilismo geológico. As placas tectónicas e os seus movimentos.

Depois de Wegener formular a Teoria da Deriva dos Continentes, em 1912, muitos avanços e recuos se deram até que se chegasse à Teoria da Tectónica de placas. Wegener observou a complementaridade existente entre a costa ocidental de África e a costa oriental da América do Sul, e admitiu que estes dois continentes pudessem ter estado unidos num passado longínquo.

A Teoria da Tectónica de Placas defende que a litosfera se encontra fragmentada em diferentes porções. Essas porções, as placas tectónicas, ou litosféricas, não são mais do que grandes fragmentos da zona mais superior da geosfera, constituídos por rocha sólida.

As placas tectónicas realizam movimentos de interacção umas com as outras:

  • Movimentos divergentes - Correspondem aos limites construtivos, onde os movimentos afastam as placas devido à ascensão do magma nesses locais. Logo, há formação de nova litosfera.
  • Movimentos convergentes - Correspondem aos limites destrutivos, nos quais as placas se aproximam. Consequentemente, é um local onde a litosfera vai ser destruída.
  • Movimentos transformantes - Correspondem aos limites conservativos, e nesses locais as placas deslizam lateralmente uma em relação a outra. Nestes locais não existe destruição nem formação de litosfera.

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.