Biologia e Geologia

7º Tema - A Terra, um planeta único a proteger

 A face da Terra. Continentes e fundos oceânicos

Quase dois terços do planeta Terra estão cobertos por água. O restante é coberto pelos continentes.

Os Continentes

Os continentes representam uma pequena parte da superfície da crusta terrestre e não estão distribuídos de forma uniforme à superfície da Terra. A maior parte localiza-se no hemisfério norte. Na morfologia dos continentes podemos distinguir os cratões, as plataformas e as cadeias montanhosas.

  • Cratões - extensas áreas continentais que se mantiveram estáveis durante muitos milhões de anos (com idade superior a 600 milhões de anos) e a apresentam história geológica muito variada, com rochas intensamente dobradas e metamorfizadas e muitas intrusões predominantemente graníticas;
  • Plataformas - geralmente, formadas por sequências sedimentares que repousam sobre os cratões e que possuem uma idade mais recente;
  • Cadeias montanhosas - são a consequência de movimentos convergentes das placas litosféricas (colisão entre as placas, actividade magmática e metamórfica). O fenómeno responsável pela formação de montanhas designa-se orogenia.

Os Oceanos

Os oceanos cobrem mais de dois terços da superfície terrestre e constituem o mais importante reservatório de água do nosso planeta. Os fundos oceânicos aprsentam paisagens submarinas semelhantes às dos continentes. Podemos encontrar, nos fundos oceânicos, montanhas, vales e planícies. As principais áreas que constituem os fundos oceânicos são: a plataforma continental, o talude continental, a planície abissal, a crista médio-oceânica e as fossas oceânicas.

  • Plataforma continental - corresponde as margens imersas dos continentes; 
  • Talude continental - transição entre o continente e o oceano;
  • Planície abissal - grande extensão dos fundos dos oceanos;
  • Crista médio-oceânica - forma de relevo muito acentuada e contínua à escala planetária;
  • Fossas oceânicas - fossas localizadas perto da base do talude continental, que estão profundamente etalhadas no fundo oceânico.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.