Biologia e Geologia

2º Tema - As Rochas

 Na superfície terrestre existe uma grande variedade de rochas, que se podem classificar em três grandes grupos:

  1. Sedimentares
    As rochas sedimentares formam-se a partir de rochas pré-existentes, por um processo que decorre em várias fases: meteorização, erosão, transporte, deposição e diagénese.

    A meteorização e a erosão actuam em qualquer tipo de rocha pré-existente.

    A diagénese é o conjunto de modificações químicas e físicas que afectam os sedimentos, desde a deposição até à sua consolidação e transformação em rocha sedimentar.

    A deposição dos sedimentos leva à formação de estratos (unidade estrutural das rochas), delimitados por um tecto e um muro.

    Na posição original, os estratos são horizontais separados por diferenças na textura, estrutura e/ou composição química.

  2. Magmáticas
    Formam-se a partir da solidificação do magma. Esta solidificação pode ocorrer no interior ou à superfície da crusta terrestre.     

      As rochas que solidificam no interior da crusta designam-se rochas magmáticas intrusivas ou plutónicas.

      Às que, pelo contrário, solidificam no exterior da crusta terrestre dá-se o nome de rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas.

   3.   Metamórficas 

Resultam da acção da pressão e temperatura sobre outras rochas pré-existentes.

O metamorfismo é o conjunto de alterações mineralógicas e/ou texturais que ocorrem no estado sólido e afectam qualquer tipo de rocha, quando sujeitas a condições de temperatura e pressão diferentes daquelas às quais foram submetidas aquando da sua criação.

O Ciclo das Rochas

O Ciclo das Rochas justifica a formação das diferentes rochas umas nas outras e é a prova de que o planeta Terra possui uma dinâmica própria e que está em constantes modificações. 

 

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.