Biologia e Geologia

2º Tema - A célula

Existem 2 tipos de células:
  • Células Procarióticas - Possuem membrana plasmática e citoplasma mas não possuem núcleo organizado.
  • Células Eucarióticas - Possuem membrana plasmática, citoplasma e nícleo organizado.

Teoria Celular

Esta teoria baseia-se em três afirmações:
  • A célula é a unidade básica e estrutural e funcional de todos os seres vivos, ou seja, todos os seres vivos são constituídos por células, onde decorrem os processos vitais.
  • Todas as células provêm de células pré-existentes.
  • A célula é a unidade de reprodução, de desenvolvimento e de hereditariedade dos seres vivos.

Constituição das células:

Membrana plasmática: Mantém a integridade celular, sendo responsável pela troca de substâncias entre o meio intracelular e extracelular.

Núcleo: Controla a actividade celular.

Mitocôndrias: Organelos que estão envolvidos em processos de obtenção de energia por parte da célula.

Cloroplastos: Possuem pigmentos envolvidos na fotossíntese (só se encontram nas células vegetais).

Vacúolos: Podem armazenar gases, pigmentos, açucares, proteínas ou outras substâncias no seu interior.

Parede celular: Parede rígida que envolve as células vegetais e bacterianas, conferindo-lhes protecção e suporte.

Centríolos: Intervenientes na divisão celular (só se encontram nas células animais).

Retículo endoplasmático: Envolvido na síntese de proteínas, lípidos e hormonas. Também intervém no transporte de proteínas e outras substâncias.

Complexo de Golgi: Intervém em fenómenos de secreção.

Lisossomas: Contém enzimas no seu interior que intervêm na decomposição de moléculas e estruturas celulares.

Ribossomas: São pequenas estruturas constituídas por duas porções, por vezes associadas ao retículo endoplasmático. São fundamentais para a síntese de proteínas.

Citoesqueleto: Rede de fibras intercruzadas, existente no citoplasma, que mantém a forma da célula.

Costituintes básicos das células 

Todas os seres vivos, e consequentemente as suas células, são constituídos por moléculas orgânicas de grandes dimensões - macromoléculas - formadas por um número relativamente reduzido de elementos químicos ( C - carbono, O - oxigénio, H - hidrogénio, entre outros.

Água

É o composto mais importante nas células, podendo atingir entre 75% a 90% do total da sua massa. É na água que ocorrem todas as reacções celulares e muitas reacções químicas vitais.

A molécula de água possui polaridade, apesar de ser electronicamente neutra. É esta polaridade que permite a ligação entre as moléculas de água e também entre estas moléculas e outras substâncias polares, através de pontes de hidrogénio. Por outro lado, a polaridade contribui para o grande poder solvente da água, cujas moléculas conseguem estabelecer ligações com diversos iões, formando compostos mais estáveis.

Macromoléculas biológicas 

Existem 4 grandes tipos de macromoléculas nas células: prótidos, glícidos, lípidos e ácidos nucleicos. Estes são polímeros - conjuntos de monómeros: aminoácidos, monossacarídeos, glicerol e ácidos gordos e nucleótidos, respectivamente.

Os monómeros unem-se e formam polímeros (polimerização), formando uma molécula de água. Por outro lado, quando um polímero se desdobra nos seus monómeros (despolimerização), ocorre a ruptura devido à reacção do composto com a água.

Ácidos Nucleicos

 Moléculas envolvidas em processos de controlo celular. Existem 2 tipos: DNA e RNA (polímeros de nucleótidos).

Os nucleótidos são constituídos por uma baze azotada, um grupo fosfato e uma pentose. Existem 5 bases azotadas: adenina (A), citosina (C), guanina (G), timina (T) e uracilo (U). No DNA, existe a adenina, a citosina, a guanina e a timina. No RNA, o uracilo substitui a timina e as outras são as mesmas.

O DNA contém desoxirribose e o RNA contém ribose.

Prótidos 

Constituídos por carbono, oxigénio, hidrogénio e azoto, principalmente, mas podem tambem conter enxofre, fósforo, magnésio e ferro. Os aminoácidos (monómeros), ligam-se entre si, formando péptidos e/ou proteínas.

Existem cerca de 20 aminoácidos diferentes, todos constituídos por um grupo amina (NH2), um grupo carboxilo (COOH) e um grupo radical, que varia conforme o aminoácido. Os aminoácidos ligam-se através de ligações peptídicas, que se estabelecem entre o grupo amina de um e o grupo carboxilo de outro. Isto vai originar a formação de uma molécula de água (H2O). Cadeias peptídicas com 2 a 20 aminoácidos são denominadas oligopéptidos. Se possuirem mais de 20 aminoácidos são polipéptidos.

As proteínas são cadieas constituídas por uma ou mais cadeias polipeptídicas.

Glícidos 

Constituídos por Carbono, Oxigénio e Hidrogénio, formam 3 grandes grupos: monossacarídeos (monómeros), oligossacarídeos e polissacarídeos (polímeros).

Os monossacarídeos ligam-se em cadeia através de ligações glicosídicas e denominam-se oligossacarídeos (se constituídos por 2 a 10 monossacarídeos). Se o nº de monossacarídeos for superior a 10, chamam-se polissacarídeos.

Lípidos

Compostos por Oxigénio, Hidrogénio e Carbono, maioritariamente, podendo conter ums minoria de Enxofre, Azoto ou Fósforo. São insolúveis em água e solúveis em compostos orgânicos. Estão divididos em 3 grandes grupos:

Lípidos de reserva - Possuem 2 componentes fundamentais: ácidos gordos e glicerol. Os ácidos gordos são constituídos por uma cadeia linear de átomos de carbono e um grupo terminal carboxilo. Se possuem ligações duplas ou tripas são insaturados. Se apenas possuem ligações simples sao saturados. Os monómeros, monoglicerídeos, podem formar diglicerídeos ou triglicerídeos. 

Lípidos estruturais (Ex: Fosfolípidos) - São os constituintes principais da membrana celular. Possuem uma molécula de glicerol, 2 ácidos gordos e uma molécula de ácido fosfórico. São moléculas anfipáticas, ou seja, possuem uma parte hidrofílica e uma parte hidrofóbica.

Lípidos com função reguladora - Intervêm nos processos de regulação do organismo.

Procurar no site

© 2010 Todos os direitos reservados.